Surgimento e importância da Sociologia
Esta tem por objeto estudar as interações e relações sociais em e nos grupos e tudo que neles ocorrem e decorrem socialmente (maneiras de pensar, sentir e agir), o que direta e indiretamente influencia no comportamento e na estrutura social do grupo e da sociedade.
Sociologia:
A sociologia é o estudo dos grupos sociais e tudo que nele decorre em função da interação e relações sociais, sobretudo da abordagem dada pelo pesquisador direcionada às sociedades moderna e contemporânea.
Antropologia:
Objetiva estudar a evolução humana e cultural: tudo o que o homem inventa e usa. Objetos materiais, valores, crenças, símbolos, costumes, comportamento..., ou seja, “pesquisa as semelhanças e as diferenças culturais entre os vários agrupamentos humanos”.
Economia ou sociologia econômica:
Estuda o comportamento dos indivíduos na sociedade, assim como as influências dos contatos e valores da sociedade sobre sua personalidade, resultando nas reações coletivas, na interação mútua e recíproca e nas alterações das condutas dos indivíduos do grupo e da sociedade em questão, moldando-os culturalmente sobre determinados temas ou assuntos sociais, políticos, econômicos ou culturais como natalidade, questão racial, orientação sexual no grupo/sociedade.
História das Ciências Sociais:
Antiguidade:
Aristóteles afirmou: “o homem nasce para viver em sociedade”.
Idade Média:
Na Idade Média continua as descrições filosóficas da antiguidade sobre a vida e as normas de viver numa sociedade ideal.
Renascimento:
Neste período surgem autores mais realistas sobre os fenômenos sociais, contribuindo com mudanças que só foram sentidas séculos mais tarde.
Século XVIII:
“A sociedade se subordina a leis definidas, que podem ser descobertas pelo estudo e pela observação objetiva”.
Século XIX – Os precursores e clássicos da sociologia:
Com os precursores e os clássicos, a investigação dos fenômenos sociais