origem da sociologia
No primeiro capítulo do livro, o autor trás a temática da origem da sociologia, que ocorreu no século XIX e é um conhecimento científico que reflete as preocupações e as necessidades dos homens do seu tempo se ligando a fatores históricos e sociais, também constitui um dos meios pelo qual a modernidade tomou consciência de si mesma, e tem seu surgimento relacionado a transformações na estrutura da sociedade (fatores históricos) e na maneira de pensar e abordar a realidade (fatores epistemólogicos).
Encontra-se os elementos que foram marcantes para o surgimento da sociologia. Como; a Revolução Industrial, Revolução Francesa e a Revolução Cientifica, estes três marcos históricos trazem acontecimentos de ordem econômica, ordem política e ordem cultural que mexeram profundamente nas estruturas da sociedade, desencadeando novas relações econômicas, novas formas de organização política, e ainda novas concepções e representações culturais. Assim, esses fatores mudaram a visão de mundo e deram início a realidade em que vivemos atualmente.
Eduardo Sell relaciona estes acontecimentos aos primeiros estudiosos a responderem as problemáticas que tanto afligiram a sociedade na época, estes autores foram Marx, Durkheim e Weber, que formularam um conjunto de conceitos para explicar a mudança histórica que estava ocorrendo naquele período. No texto é destacado aimportância destes pensadores como grandes interpretes do mundo moderno, que segundo o autor, buscavam explicar as diferenças do mundo moderno com a sociedade do passado e entender os motivos destas mudanças.
Marx, Durkheim e Weber baseavam suas interpretações, sobre três problemáticas fundamentais, que eram as características da sociedade tradicional, os fatores de mudança da sociedade e as características do mundo moderno. Várias questões se deram em cima das transformações e mudanças que ocorreram na