Origem da Sociologia
A ORIGEM DA SOCIOLOGIA
MOGI DAS CRUZES, SP
2013
A Origem da sociologia.
A evolução do pensamento científico vinha se constituindo desde Copérnico com a teoria do Heliocentrismo, cujo Sol era o centro do sistema solar, e passa com a sociologia a cobrir uma nova área de conhecimento ainda não incorporada ao saber científico, o mundo social, que surge com os derradeiros momento da desagregação da sociedade feudal e consolidação da civilização capitalista.
O século XVIII constitui um importante marco para a história do pensamento ocidental e surgimento da sociologia, por conta das transformações econômicas, políticas e culturais que se aceleram com a dupla revolução, a Industrial e a Francesa, gerando a sociedade capitalista.
A palavra sociologia aparece por volta de 1830, período Revolução Industrial com o surgimento das máquinas, da organização das massas e da introdução de novas formas de organização da vida social.
Entre 1780 e 1860, a Inglaterra passa de um país com pequenas cidades para um país que comporta enormes cidades, com nascentes industriais que passaram a espalhar seus produtos mundialmente.
Esse fenômeno gera uma maciça emigração do campo para a cidade, e um engajamento até então novo de crianças e mulheres no mercado de trabalho, oferecendo sua mão-de-obra barata, vivendo condições desumanas e paupérrimas, por salários inferiores aos dos homens, gerando efeitos assustadoramente traumáticos.
Outro fenômeno foi o desaparecimento de pequenos proprietários rurais e outros independentes que tiveram efeitos traumáticos sobre milhões de seres humanos, modificando suas formas de viver.
As cidades então se tornam aglomerações de pessoas sem estruturas físicas ou capacidades para o atendimento desses trabalhadores, gerando o surgimento de surtos de epidemias, suicídios, homicídios e infanticídios, prostituição e misérias.
Surge então na Revolução Industrial o aparecimento