Origem da sociologia
ORIGENS HISTÓRICAS DA SOCIOLOGIA
A sociologia é fruto das transformações econômicas, políticas e culturais ocorridas no século XVIII, como as Revoluções Industrial e Francesa. Essas revoluções provocaram mudanças significativas da vida em sociedade com relação a suas formas passadas, baseadas principalmente nas tradições.
A Sociologia surge no século XIX como forma de entender essas mudanças e explicá-las.
Além das Revoluções acima mencionadas, uma outra circunstância concorreria também para a formação da Sociologia. Trata-se das modificações que vinham ocorrendo nas formas de pensamento, originada pelo Iluminismo. A valorização do método científico para a investigação dos fenômenos, sejam eles naturais ou sociais, marcou profundamente o pensamento iluminista, para o qual a ciência é o único conhecimento eficaz para a compreensão da realidade (cientificismo). As transformações econômicas, associadas à emergência da ciência experimental, que se achavam em curso no ocidente europeu desde o século XVI, não poderiam deixar de provocar modificações na forma de conhecer a natureza e a sociedade.
O POSITIVISMO
O POSITIVISMO E SUAS CONCEPÇÕES
SOCIAIS
O Positivismo é uma corrente sociológica cujo precursor foi o francês Auguste Comte (17891857). Esta corrente preconizava que todos os fatos da sociedade deveriam seguir uma natureza precisa e científica , isto é, “positiva”
(cientificismo). A ciência, devido à sua contribuição para a compreensão dos fenômenos naturais ou sociais, era vista como o único conhecimento capaz de levar a humanidade à ordem e ao progresso. Entre as suas concepções a respeito da sociedade, podemos destacar:
a) Darwinismo social: princípio a partir do qual as sociedades se desenvolveram de forma semelhante, segundo um mesmo modelo e que tais transformações representariam sempre a passagem de um estágio inferior para outro superior, em que o organismo social
se