As origens da sociologia
“A sociologia é uma forma de conhecimento científico originada no século XIX, Como qualquer ciência, ela não é fruto do mero acaso, mas responde as necessidades dos homens de seu tempo.” (p.17).
“O primeiro acontecimento é de ordem econômica, os séculos XVIII e XIX presenciaram uma das mais intensas, rápidas e profundas transformações sociais que a história já vivenciou: a revolução industrial. O surgimento das máquinas alterou completamente as formas de interação humana, aumentando a produtividade e instaurando novas classes sociais: a burguesia e o proletariado.” (p. 18).
“Junto com a Revolução Francesa consagrava se também, uma nova forma de pensar e entender filosoficamente o mundo: O Iluminismo, o iluminismo foi,antes de tudo, um movimento intelectual que tinha como objetivo entender e organizar o mundo a partir razão,para filósofos como Voltaire(1694 1778), Rousseau(1712 1778), Diderot(1713 1784) e outros, a razão era a luz que sepultaria as trevas, representadas, sobretudo, pela monarquia e pela religião.” (p.19).
“As transformações apontadas acima mexeram profundamente nas estruturas fundamentais da sociedade, desencadeando novas relações econômicas, novas formas de luta política e ainda uma nova visão de mundo.” (p.19/20).
“Os clássicos da sociologia foram os primeiros intérpretes do mundo moderno, eles nos ajudaram a entender que a modernidade implica uma profunda ruptura com o passado, trazendo novas formas de organizar a produção (economia), distribuir o poder (política) e compreender a existência cultura.” (p.21).
“Nessa análise da modernidade, cada um dos teóricos já mencionados tinha sua interpretação sobre estes problemas fundamentais: As características da sociedade tradicional; Os fatores da mudança da sociedade; As características do mundo moderno(modernidade).” (p.21).
“A sociologia nasceu da constatação de que a ordem social moderna desorganizou as formas de convívio social, gerando problemas novos que