Estrategia no setor textil
O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão empresarial amplamente utilizada pelas organizações. No entanto, apesar da importância crescente e dos avanços na sua aplicação para a tomada de decisões nas organizações, há um segmento no qual o uso deste instrumento de análise é raro: o das pequenas empresas.
As pequenas e médias empresas são extremamente relevantes no contexto sócio-econômico brasileiro, sendo identificadas como fator de promoção social, base da estabilidade política e força propulsora do desenvolvimento, dada sua capacidade de gerar empregos e incorporar tecnologia. Assim, se mostram essenciais e indispensáveis tanto nas economias desenvolvidas quanto nas em desenvolvimento.
De acordo com Neto (2005), 80% dos problemas apresentados nas pequenas empresas são de natureza estratégica e apenas 20% resultam da insuficiência de recursos. Nota-se que a grande questão para o aumento da competitividade e sobrevivência das pequenas empresas se relaciona à estratégia.
O objetivo do presente artigo é estudar uma experiência desenvolvida junto a uma empresa familiar de pequeno porte fabricante de tecidos (POTEX – Potiguar Têxtil Ltda.) no Estado do Rio Grande do Norte. O desenvolvimento das atividades culminou na formulação de um planejamento estratégico. Para tanto, ferramentas como a matriz de SWOT e o modelo das cinco forças de Porter (1986) foram utilizados para dar subsídio acadêmico às pesquisas. A análise da concorrência, sobretudo com as constantes quebras de fronteiras e acordos de
negociações internacionais, desponta como meio fundamental para guiar as ações das empresas que desejam permanecer e expandir seu horizonte no mercado com vistas ao