RESENHA HC
Faculdade do Gama – FGA
Disciplina de Humanidades e Cidadania Turma: B – 1º/2015
Professora: Drª Sandra Lima & Drª Valéria Gentil
Acadêmico: Henrique Alves Martins Silva Matrícula: 14/0143050
Resenha de livro
Martins, Carlos Benedito, 1948 – O que é sociologia - 38. Ed. – São Paulo: Brasiliense, 1994.
No capítulo introdutório o autor procura demonstrar de forma geral e objetiva o contexto histórico no qual se fez possível o surgimento, a formação e o desenvolvimento da sociologia.
Procura em linhas gerais demonstrar que a sociologia, como ciência, sempre deu margem para diversas interpretações. Para algumas pessoas ela é uma poderosa arma a serviço dos interesses dominantes, para outros serve de expressão teórica para os movimentos revolucionários.
O livro procura tratar a sociologia como sendo resultado da compreensão de situações sociais novas provocadas pela sociedade capitalista. O autor fica a se perguntar sobre como compreender e avaliar essa ciência. Porém adverte que a sociologia sempre foi algo maior que reflexões e teorias acerca da sociedade moderna. Esta ciência sempre teve aspirações e intenções práticas, desejando interferir nos rumos de nossa civilização.
A sociedade capitalista e os diferentes interesses econômicos e políticos que a constituem sempre foram inspiração na formação do pensamento sociológico.
Portanto o autor procura discutir e analisar , até que ponto a sociologia se compromete nos embates de tal sociedade e em que medida seus conceitos e teorias são responsáveis em manter ou alterar as relações de poder e dominação existentes na sociedade.
No primeiro capítulo em que é focado o surgimento, o autor faz uma retrospectiva partindo da idéia de que a sociologia é uma ciência e pode ser entendida como uma manifestação do pensamento moderno. O mundo social, que até então não havia sido incorporado a ciência, passa com a evolução do