A Nubia E O Reino De Cuxe 2
Índice:
1 Analisar o seu povoamento.
2 Identificar o principal papel das pirâmides.
3 Explicar sua politica e religião.
4 Identificar os principais fatores que contribuíram para seu declínio.
5 Descrever a influencia egípcia na arquitetura.
6 Analisar o papel da mulher na sociedade cuxita.
Analisar o seu povoamento:
As primeiras sociedades a se desenvolver na área surgiram na Núbia antes da Primeira Dinastia do Egito (3100-2890 a.C.). Em cerca de 2500 a.C., os egípcios começaram a avançar na direção sul e é por meio deles que a maior parte das informações sobre Cuche ficou conhecida. Mas esta expansão foi detida pela queda do Médio Império no Egito. A expansão egípcia recomeçou em aproximadamente em 1500 a.C., mas desta vez encontrou resistência organizada. Os historiadores não têm certeza se esta resistência foi oferecida por cidades-Estado múltiplas ou por um império unificado, e debatem se o conceito de Estado surgiu ali de modo independente ou se foi tomado do Egito. Os egípcios lograram vencer a resistência e fizeram da região uma colônia sua, durante o reinado de Tutmósis I, cujo exército mantinha ali um certo número de fortalezas.
No século XI a.C., disputas internas no Egito permitiram aos nativos derrubar o regime colonial egípcio e instituir um reino independente, governado a partir de Napata, na Núbia.
A Núbia é a região situada no vale do rio Nilo que atualmente é partilhada pelo Egito e pelo Sudão mas onde, na antiguidade se desenvolveu o que se pensa ser a mais antiga civilização negra de África (baseada na civilização anterior do Alto Egito, e tanto que Napata antes de ser a capital da Núbia independente da sua metropole colonial egipcia, era uma mera colonia egípcia ao sul de Assuã, anexada durante o Médio Império; aparentemente os Núbios eram filhos de colonos sul-egípcios com escravas nilóticas), que deu origem ao reino de Cuche, que existiu entre o III milênio a.C. e o século IV d.C.