Modelo de resenha
(Não é padrão)
Mogi das Cruzes
2014
Algacir José Rigon (Nome do Aluno)
RGM: 9366
A ANGÚSTIA NAS DECISÕES DA (IN) JUSTIÇA
Resenha Crítica apresentada ao curso de Direito da Universidade de Mogi das Cruzes, como requisito parcial para a aprovação na disciplina Metodologia Científica e Técnicas de Pesquisa, sob a orientação do Prof. Dr. Algacir José Rigon.
Mogi das Cruzes
2014
1 IDENTIFICAÇÃO DA OBRA E DO AUTOR
Apresenta-se o autor que será tratado falando dos principais fatos relacionados à sua vida acadêmica (formação acadêmica e profissional principal e livros publicados na área), consequentemente sua forma de pensar.
Colocar neste campo somente a referência da obra que foi analisada na resenha.
Exemplo:
HARADA, Kiyoshi. ITCMD – Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação. Jus Navigandi, Teresina, ano 16, n. 2965, 14 ago. 2011. Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2011.
2 RESUMO
Perspectiva teórica da obra, ou seja, analisar a argumentação utilizada pelo autor/a o que permite compreender a forma como está organizada, bem como a lógica da argumentação. A descrição do assunto do capítulo, artigo, livro ou ensaio compreende a apresentação das ideias principais e das secundárias que sustentam o pensamento de quem escreveu a obra. Para facilitar a descrição do assunto, sugere-se a construção dos argumentos por progressão (objetivo da obra, marco ou referenciais teóricos, objeto de estudo e análise, principais resultados).
Lembrete: A resenha deverá conter no máximo 5 páginas (não contar capa e folha de rosto, pois em regra as resenhas não tem esses itens, que estão são exigidos apenas para efeito de identificação e/ou arquivamento dos trabalhos)
3 APRECIAÇÃO CRÍTICA
Deve ser feita em termos de concordância ou discordância das ideias apresentadas pelo autor. Deve-se, ainda, para fundamentar a apreciação crítica,