Pesquisa reflexiva
Do Senso Comum ao Conhecimento Cientifico vai uma distância considerável, apesar de que, ao longo dos tempos se verifique uma aproximação. O primeiro baseia-se nos sentidos, crenças, tradições, acredita no que vê ou sente, é fruto das experiências do quotidiano, ou naquilo que se tornou evidente através da evolução da ciência. Esta por sua vez, procura através do raciocínio objetivo, assente na faculdade racional do ser humano e em métodos experimentais, a comprovação daquilo que os sentidos nos mostram.
6- O conhecer cientifico é sempre correto e perfeito?
É necessária que o conhecimento científico seja exato, transparente e apto a averiguação em qualquer tempo, com informações precisas e objetivas, evitando erros. Caso eles ocorram à ciência possui meios de corrigi-los e reaproveitá-los, estabelecendo exatidão.
7- A ciência representa a forma dominante de explicação do mundo e não tem como objetivo imediato sua aplicação na prática e sim o conhecer para conhecer. Nesse sentido poderíamos acreditar que ela seria neutra, autônoma e imparcial.
O conhecimento científico seria neutro porque não atende a nenhum valor ou interesse particular.
No entanto, a ciência assim como outros domínios da realidade social, como a religião, a arte, a política, refletem os conflitos de interesses e os valores culturais e sociais. Por mais que a ciência tenha o propósito de conhecer a realidade, esse conhecimento gera poder e, por isso, deve ser questionado. A ciência não é neutra, não é autônoma e não é imparcial. Ela faz parte da realidade social e reflete os conflitos de interesses dessa realidade.