modelo de resenha
Profa. Mônica Fernandes
1o período
Resenha
1 Introdução
Resenhar significa fazer uma relação das propriedades de um objeto, enumerar cuidadosamente seus aspectos relevantes, descrever as circunstâncias que o envolvem. A resenha nunca pode ser completa e exaustiva. O resenhador deve proceder seletivamente, filtrando apenas os aspectos pertinentes do objeto, isto é, apenas aquilo que é funcional em vista de uma intenção previamente definida.
A resenha pode ser puramente descritiva (ou analítica), isto é, sem nenhum julgamento ou apreciação do resenhador, ou crítica, pontuada de apreciações, notas e correlações estabelecidas pelo juízo crítico de quem a elaborou. A resenha descritiva consta de uma parte descritiva com informações técnicas sobre o livro e uma parte com o resumo do conteúdo da obra: a) indicação sucinta do assunto global da obra e do ponto de vista adotado pelo autor (perspectiva teórica, gênero, método etc); b) resumo que apresenta os pontos essenciais do texto e seu plano geral.
Na resenha crítica, além dos elementos já mencionados, entram também comentários e julgamentos do resenhador sobre as ideias do autor, o valor da obra etc.
2 A estrutura da resenha crítica:
a) referência da obra;
b) título criativo;
c) nome do autor da resenha (com nota de rodapé indicando uma breve descrição, no caso de vocês será: Aluno do 1º período do curso de Direito da Universidade José do Rosário Vellano);
d) corpo do texto (composto por uma breve biografia do autor da obra, situando a época em que a obra resenhada se encontra no percurso do autor, uma passagem pela organização do texto que vocês estão resenhando, junto com considerações pessoais)
e) referências bibliográficas (livros e sites que vocês pesquisaram para fazer a resenha – lembrem-se de que a referência do livro que vocês estão resenhando não precisa ser repetida aqui).
3 Objetivos da resenha:
a) O professor, quando pede