Resumo N2 De Meio Ambiente
Turma: EMC1AM151
Resumo do capítulo 2 do livro Ciência Ambiental
Para desenvolver sociedades mais sustentáveis, precisamos conhecer a natureza da ciência e a matéria e energia que compõem os recursos vivos e não-vivos da Terra.
A ciência é uma tentativa de descobrir a ordem das coisas e utilizar esse conhecimento para fazer predições sobre o que pode acontecer na natureza.
O objetivo principal da ciência não são os próprios dados ou fatos. Em vez disso, a ciência busca novas ideias, princípios ou modelos que se conectam e explicam determinados dados científicos e predizem o que poderá acontecer na natureza.
A qualidade de uma lei cientifica depende da precisão das observações e medições nas quais é baseada. Se os dados são precisos, a lei cientifica não pode ser questionada. Os cientistas utilizam habilidades de raciocínio crítico e raciocínio lógico para desenvolver e avaliar ideias cientificas. Mas também tentam elaborar ideias novas e criativas para explicar fatos que observam na natureza.
Embora possa ser muito baixo, algum grau de incerteza está sempre presente em qualquer teoria, modelo ou lei cientifica.
Relatórios informativos concentram-se, com frequência, em dois aspectos: descobertas cientificas e disputas entre cientistas sobre a validade de dados preliminares e não testados e hipóteses, esses resultados preliminares são chamados ciência de fronteira. A ciência consolidada (também conhecida como ciência consensual) consiste de dados, teorias e leis aceitos por cientistas considerados especialistas na área.
A ciência descartável consiste de resultados científicos que são apresentados como ciência consolidada, mas não passaram pelos rigores da revisão por pares.
A matéria é qualquer coisa que tenha massa e ocupe lugar no espaço.
A matéria é encontrada em duas formas químicas. A primeira refere-se aos elementos: blocos de construção distintos da matéria que compõem cada substância material. A outra se refere aos