Ciclos Biogeoquímicos
Wagner Danton1
Ângelo Rohr Anchau2
Etiane Andréia Mallmann3
Izaias da Silva4
RESUMO
Todos os elementos químicos e inorgânicos primordiais para a existência da vida tendem a se movimentar de forma circular na biosfera, sendo que os suspensos no ambiente primeiro migram para o organismo e depois fazem o processo inverso. Um ciclo biogeoquímico pode ser entendido como uma renovação de um ou mais elementos químicos através das camadas que formam o ecossistema terrestre (atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera). Os ciclos biogeoquímicos mais estudados são os ciclos do nitrogênio, enxofre, carbono, oxigênio e da água.
Palavras-chave: Engenharia Ambiental. Ciclos Biogeoquímicos. Elementos Renováveis.
1 INTRODUÇÃO
Ciclos biogeoquímicos são processos naturais que, de forma cíclica, reciclam os elementos químicos presentes no meio ambiente, de forma que os organismos possam absorver os mesmos, para depois retornarem novamente ao ambiente. O movimento dos elementos químicos e dos compostos orgânicos é chamado de ciclagem de nutrientes, justamente por participarem diretamente na nutrição de alguns organismos e se comportarem de forma cíclica, se renovando de período em período (ODUM, 2007. p. 141) Levando em consideração o ponto de vista da ecosfera, os ciclos bioquímicos se enquadram em dois grupos básicos: tipos gasosos, nos quais o reservatório esta na atmosfera ou na hidrosfera, e tipos sedimentares, nos quais o reservatório esta na crosta terrestre. Sendo a Terra um sistema dinâmico, em evolução, o movimento e a estocagem de seus materiais afetam todos os processos físicos, químicos e biológicos (ARRÉBOLA, Roberto Tadeu, 2013).
2 CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
2.1 CICLO DO NITROGÊNIO
Baseando-se na constituição da proteína e do ácido nucléico, moléculas orgânicas de relevante importância, o nitrogênio destaca-se pela sua grande porcentagem de ocupação do ar atmosférico na forma de N2. Em nosso ecossistema, no