Engenheiro
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PROJETOS INDUSTRIAIS
PLANTA DE SEPARAÇÃO DO AR –
PRODUÇÃO DE O2, N2 E Ar.
Helton Souza –
Engenheiro Químico
Hudson Santos –
Engenheiro Eletricista
Resumo – O processo de separação de ar tem como principal interface de produção a análise termodinâmica em aspecto criogênico, sendo como principais variáveis a pressão e a temperatura. Tem como operação unitária a destilação fracionária do ar. Através desse trabalho busca-se descrever a importância dos principais gases industriais e suas várias aplicações possíveis, além de iniciar o leitor no entendimento básico dos processos de obtenção e distribuição desses produtos.
Palavras
chave: criogênia; destilação; oxigênio; nitrogênio; argônio; criogênico.
I.
INTRODUÇÃO:
Os principais gases industriais (oxigênio, nitrogênio e argônio) compõem um grupo de gases comercialmente produzidos através do processo de separação do ar e vendidos para utilização em diversas aplicações.
Trata-se de um setor que está diretamente ligado ao crescimento da economia do país, já que esses gases estão presentes na maior parte dos processos industriais, dentre eles, a fabricação dos aços, os processos de soldagem, a fabricação de medicamentos e semicondutores.
Além disso, esses produtos são utilizados em outras áreas de grande relevância, tais como em hospitais e clínicas, universidades, centros de pesquisa e laboratórios.
Hugo Faria – Engenheiro
Mecânico
O estado físico dos produtos a serem comercializado vão depender do tipo de fornecimento. Além de exemplificar algumas dessas várias aplicações, esse trabalho proporciona o entendimento básico do processo de obtenção desses produtos e de como é feita a sua distribuição aos consumidores finais.
II.
HISTÓRIA
Ao ver uma planta de separação de ar dificilmente imaginamos os obstáculos que tiveram pela frente. A história da separação do ar
esta