Importância da Trigonometria na vida prática
A Trigonometria que relaciona as medidas dos lados de um ângulo com as medidas de seus ângulos, é de grande utilidade na medição de distâncias inacessíveis ao ser humano, como a altura de montanhas, torres e árvores, ou a largura de rios e lagos. Por esse motivo, a trigonometria foi considerada em sua origem, como uma extensão da Geometria.
A Trigonometria não se limita ao estudo de triângulos. Encontramos aplicações da Trigonometria na Engenharia, na Mecânica, na Electricidade, na Acústica, na Medicina, na Astronomia e até na Música.
História da Trigonometria
A palavra Trigonometria (do grego tri= três, gono= ângulo e metria= medida) teve origem na resolução de problemas práticos relacionados principalmente à Navegação e à Astronomia.
Acredita-se que, como ciência, a Trigonometria nasceu com o astrônomo grego Hiparco da Nicéia (190 a.C – 125 a.C). Este grande astrônomo criou uma matemática aplicada para prever os eclipses e os movimentos dos astros, permitindo a elaboração de calendários mais precisos e maior segurança na navegação. Hiparco ficou conhecido como pai da Trigonometria, por ter estudado e sistematizado algumas relações entre os elementos de um triângulo.
Há indícios de que os babilônios (habitantes da antiga Mesopotâmia, hoje Iraque) efectuaram estudos rudimentares de trigonometria. Mais tarde, a Astronomia, estudada por egípcios e gregos, foi a grande impulsora do desenvolvimento da Trigonometria.
Trigonometria e a Engenharia
A trigonometria é usada em todo e qualquer cálculo de projeto estrutural da construção civil. Principalmente em cálculos que envolvem física (a maioria deles entra nesse caso), mecânica de materiais, mecânica de solos, resistência de materiais, dimensionamento de esforços solicitantes, entre outros. Em diversos cálculos que envolvem força e pressão são utilizados vetores. Para realizarem cálculos com esses vetores os engenheiros utilizam muito