Trigonometria
Alunas: Audenice, Karine, Mylena, Nair, Paloma, Vanessa
Professor: Tiago
Série: 1º ano Turma: “C” Turno: Matutino
Disciplina: Matemática Básica
Trabalho: Relações Trigonométricas no Triangulo Retângulo Apresentado ao Professor Tiago, Na Seguinte Data: 21-11-2012 Como Uma Forma de avaliação do 4º Bimestre
Relações Trigonométricas no Triangulo Retângulo
Planaltina-Go
21 de novembro de 2012
Resumo
O presente trabalho de Matemática Básica tem como objetivo principal obter o aprendizado sobre o que vem a ser a trigonometria, as origens e a importância que esta exerce na prática levando à ampliação dos conhecimentos adquiridos.
Introdução
O significado da palavra trigonometria (do grego trigonon, “triângulo”, e metria, “medida”) nos remete ao estudo puro e simples das medidas dos lados, ângulos e outros elementos dos triângulos. A trigonometria plana lida com figuras geométricas pertencentes a um único plano, e a trigonometria esférica trata dos triângulos que são uma seção da superfície de uma esfera.
O surgimento da trigonometria está ligado à necessidade do homem relacionar ângulos a distâncias pouco acessíveis. A ferramenta auxiliar utilizada para o desenvolvimento da trigonometria é o triângulo, onde relações particulares entre os ângulos e a medida de seus lados foram estabelecidas. Esse estudo recebeu o nome de razões trigonométricas denominadas seno, cosseno e tangente. Essas razões são aplicadas ao triângulo retângulo, aquele que possui um ângulo medindo 90º.
Referencial Histórico
A trigonometria começou como uma matemática eminentemente prática, para determinar distâncias que não podiam ser medidas diretamente.