Trigonometria
Trabalho realizado por Nuno Filipe do Vale Guerra
Docente: Prof. Gueorgui Vitalievitch Smirnov
Introdução
Podemos dizer que a trigonometria está directamente liga aos povos egípcios e babilónicos, pois, eles utilizavam as razões entre os lados de um triângulo para resolver problemas do seu quotidiano. Apesar de isto tudo, foi na Grécia que a trigonometria apresentou um maior impacto. Hiparco é o possível mentor desta ciência e foi a ele atribuído o estabelecimento das bases trigonométricas.
Um das aplicações desta ciência é na astronomia, havia a necessidade de medir ângulos e distâncias inacessíveis nos seus problemas e foi necessário então recorrer à trigonometria. Outros povos importantes para o desenvolvimento da trigonometria foram os hindus e os árabes. Por volta do século XV, na Europa, a trigonometria foi separada da astronomia e foram surgindo inúmeras aplicações em diversas áreas para a utilização desta ciência.
O termo trigonometria (trigōnon "triângulo" + metron "medida") é de origem grega e está associado ao triângulo e suas medidas.
Sobre a Trigonometria
Relações trigonométricas no triângulo retângulo
senα = c/a cosα = b/a tgα = c/b
senβ = b/a cosβ = c/a tgβ = b/c
O seno de α é a proporção do comprimento do cateto oposto ao angulo α em relação ao comprimento da hipotenusa. o cosseno (ou co-seno) de α é a proporção do comprimento do cateto adjacente ao ângulo α em relação ao comprimento da hipotenusa a tangente de α é a proporção do comprimento do cateto oposto ao ângulo α em relação ao comprimento do cateto adjacente a co-tangente de α é a proporção do comprimento do cateto adjacente ao ângulo α em relação ao comprimento do cateto oposto - é o inverso da tangente a secante trigonométrica de α é a proporção do comprimento da hipotenusa em relação ao comprimento do cateto adjacente ao ângulo α - é o inverso do cosseno
a