TRIGONOMETRIA
Trigonometria é um ramo da matemática que estuda as relações entre os comprimentos de dois lados de um triângulo retângulo, para diferentes valores de um dos seus ângulos agudos. A trigonometria é um estudo encontrado dentro da matemática, mas com aplicações interdisciplinares como na física e aplicações práticas como na navegação, topografia e etc. A trigonometria começou eminentemente prática, para determinar distâncias que não podiam ser medidas diretamente. Serviu à navegação, à agrimensura e à astronomia. Ao lidar com a determinação de pontos e distâncias em três dimensões, as trigonometrias esféricas e hiperbólicas ampliaram sua aplicação à física, à química e a quase todos os ramos da engenharia, em especial no estudo de fenômenos periódicos, como a vibração do som, o fluxo de corrente alternada e outros fenômenos ondulatórios.
Existem dois tipos de trigonometria, a Plana e a Esférica, que abordam a resolução de triângulos no plano e na esfera, respectivamente. A trigonometria plana lida com figuras geométricas pertencentes a um único plano, enquanto a trigonometria esférica trata dos triângulos que são uma secção da superfície de uma esfera.
Devemos ressaltar que a Trigonometria objetivou a elaboração dos estudos das funções trigonométricas, relacionadas aos ângulos e aos fenômenos periódicos. A partir do século XV, a modernidade dos cálculos criou novas situações teóricas e práticas relacionadas aos estudos dos ângulos e das medidas.
Os estudos trigonométricos no triângulo são embasados em três relações fundamentais: seno, cosseno e tangente.
O seno é uma função trigonométrica. Dado um triângulo retângulo com um de seus ângulosinternos igual a , define-se como sendo a razão entre o cateto oposto a e a hipotenusa deste triângulo. Ou seja:
O cosseno (usam-se ainda as formas coseno e co-seno) é uma função trigonométrica. Dado um triângulo retângulo com um de