Moda
São Bernardo do Campo - 2011
CICLO DO NITROGÊNIO
Gustavo Almeida, 12
Júlia Nascimento, 18
Larissa Cardoso, 34
Aline Gutierres, 35
Disciplina: Biologia – Professora: Regina
São Bernardo do Campo - 2011
Índice
1.Introdução 4
2.Ciclo do Nitrogênio 5
2-1 Fixação do Nitrogênio 6
2-2. Nitrificação e Desnitrificação 7
2-3. Assimilação 9
2-4. Resumo 10
3. Conclusão 11
4.Referencias Bibliográficas 12
Introdução
A pedido da professora Regina, fizemos uma pesquisa sobre o ciclo do Nitrogênio, e esse trabalho será apresentado para a sala em forma de seminário.
Durante as pesquisas, descobrimos o quanto o nitrogênio é importante para nós, e para o meio ambiente... 78% da atmosfera é formada por ele, em forma gasosa. Existem também outros repositórios como o solo, o oceano... Mas nestes é encontrado como matéria orgânica.
Nesse trabalho nos aprofundaremos um pouco mais nesse tema, para entendermos melhor a forma de fixação, nitrificação, Desnitrificação e etc.
Ciclo do nitrogênio
As plantas requerem certo número de elementos além daqueles que obtêm diretamente da atmosfera (carbono e oxigênio sob a forma de dióxido de carbono) e da água do solo (hidrogênio e oxigênio). Todos estes elementos, com exceção de um, provêm da desintegração das rochas e são captados pelas plantas a partir do solo. A exceção é o nitrogênio, que representa 78% da atmosfera terrestre.
As rochas da superfície terrestre constituam também a fonte primária de nitrogênio, este penetra no solo, indiretamente por meio da atmosfera, e, através do solo, penetra nas plantas que crescem sobre ele.
A maioria dos seres vivos é incapaz de utilizar o nitrogênio atmosférico para sintetizar proteínas e outras substâncias orgânicas. Ao contrário do carbono e do oxigênio, o nitrogênio é muito pouco reativo do ponto de vista químico, e apenas certas bactérias e