A sociologia pré-científica 1: renascimento
Renascimento
1. Movimento de renovação intelectual e artística que atinge seu apogeu no século XVI.
2. Com origem no humanismo, a noção de renascimento diz respeito à restauração dos valores e culturas do mundo clássico greco-romano. – Podemos dizer que é o reviver de algo que se encontrava morto.
3. O ideal da filosofia renascentista é marcado pela crença em uma capacidade ilimitada da criação humana. – Transformação não ó cultural, como econômica, social, política e religiosa.
4. Visão para a realidade humana e não mais para o sobrenatural – Divino.
5. Posição dá inicio ao humanismo - + estudo e glorificação do ser humano. – Consciência do tempo – Parte intelectual do Renascimento.
6. Início na Itália – Século XI – Desenvolvimento do comercio – surgimento da vida urbana – que transforma qualitativamente a base material da sociedade. Instituição do mecenato. – Nova ordem de valores e novo sistema - Burguesia – Expressão de uma nova mentalidade gerada pelo advento do capitalismo. Mudança de hierarquia social – critério do nascimento para quem tem $ - Patrocínio para atrair negócios. Status social.
7. Na Itália não existia política Começaram a surgir cidades-estados. Enquanto o Papado e o império greco-romano brigavam, houve o fortalecimento dos poderes locais. Novos governantes, apoiados nos intelectuais, procuravam a produção cultural como elemento legitimador do poder político.
Características do Renascimento – Fenômeno cultural.
Sabiam que viviam em época diferente da Idade Média. a) descoberta do homem b) descoberta do mundo (universalismo) c) Acentuamento da importância da natureza d) Racionalismo profundo – adoção de métodos experimentais e de observação e) Desenvolvimento da contabilidade e f) Organização racional dos estados. g) Época de piedade religiosa, colocou em xeque a autoridade papal e toda a hierarquia eclesiástica.
Humanismo: