Sociologia- redes sociais
A primeira rede-social a ser criada foi o ClassMates criado em 1995 pelo norte-americano Randy Conrads para reunir amigos da escola e faculdade. O serviço era pago, mas fez muito sucesso na época entre usuários dos Estados Unidos e Canadá. Existe até hoje.O website foi originalmente projetado para ajudar os membros a encontrar amigos e colegas de creche, ensino fundamental, ensino médio, faculdade, o trabalho e serviço militar. a imagem abaixo é referente a rede-social que foi mencionado no trecho acima, na imagem mostra como era feita a criação do perfil e todas as ferramentas de uso da rede-social .
Em 1997 surgiu o Six Degrees, de Andrew Weinreich, parecido com as redes sociais que conhecemos hoje: com envio de mensagens, publicação em murais e a possibilidade de adicionar contatos. Nos anos seguintes apareceram o Friendster (2002), que não funciona mais, e os famosos MySpace (2003), que permite compartilhar músicas e fotos, e o LinkedIn (2003), com o objetivo de reunir contatos profissionais. imagem referente ao programa Six Degrees:
imagem do perfil de um usuario da rede-social Friendster
A imagem abaixo mostra o perfil de um usuario da rede-social myspace.
A imagem abaixo mostra o perfil de um usuário da rede-social LinkedIn, todas as ferramentas que era possível fazer a utilização quando o usuario acessava a rede e como era o perfil de um usuario .
No Brasil, a mania de ter amigos pela internet chegou com o Orkut (2004), que leva o nome do dono, o engenheiro turco Orkut Büyükkökten. No mesmo ano surgiu o Facebook, criado por Mark Zuckerberg e amigos da universidade. No começo, era apenas para alunos de algumas faculdades. Em 2006, foi liberado para qualquer pessoa (a partir de 13 anos).
Hoje, o Facebook é a rede social mais popular no mundo, com mais de 1 bilhão de usuários; 67 milhões só no Brasil. Em segundo lugar está o Google+, seguido pelo YouTube e Twitter.