Artigo Geotecnia
ROCHAS ORNAMENTAIS: PROCESSO DE FORMAÇÃO E UTILIZAÇÃO
VITÓRIA
2014
RESUMO
As rochas ornamentais são caracterizadas pelo teor decorativo. Não necessariamente apresentam ductilidade, e dependendo do grau de modelamento e beneficiamento, tomam formas variativas.
Apresentam se como basaltos, granitos, mármores, ardósias, sendo basaltos e ardósias característicos da região sul do Brasil.
O mercado brasileiro de rochas apresenta o estado do Espirito Santo como maior produtor nacional, seguido de Minas Gerais e Bahia. No Espirito Santo, temos Cachoeiro do Itapemirim como o maior produtor estadual.
SUMÁRIO
ROCHAS ORNAMENTAIS..........................................................................................1
TRANSFORMAÇÕES TÉCNICAS..............................................................2
CLASSIFICAÇÃO COMERCIAL DAS ROCHAS ORNAMENTAIS.............5
A INDÚSTRIA BRASILEIRA DE ROCHAS ORNAMENTAIS......................6
REFERÊNCIAS...........................................................................................8
1
ROCHAS ORNAMENTAIS
Pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT, a definição de rochas ornamentais é dada como substância natural e rochosa, que quando submetida a diferentes modelamentos e beneficiamento, é utilizada como objeto decorativo qualquer. Diferente das rochas utilizadas na construção civil que requerem firmeza física, a rocha ornamental não necessariamente deve apresentar-se como dúctil.
A produção e o consumo das rochas ornamentais do Brasil apresentou crescimento notável nas últimas décadas, sendo utilizadas amplamente para revestimento externo de prédios, pisos, paredes, mesas, pias, etc. Em comparação com outros países, o uso das rochas ornamentais no Brasil é