Resenha Steiner
SOCIOLOGIAS
RESENHA
Sociologias, Porto Alegre, ano 9, nº 17, jan./jun. 2007, p. 340-345
A Sociologia Econômica
STEINER, Philippe. São Paulo: Atlas, 2006.
LUCAS RODRIGUES AZAMBUJA *
O livro de Steiner é uma excelente introdução à sociologia contemporânea dos mercados, pois expõe as principais teorias e pesquisas deste campo do conhecimento sociológico, tendo em vista a sua relação com a teoria econômica. Entretanto, como uma introdução à sociologia econômica enquanto tal (como deixa entender o título), o livro deixa a desejar, na medida em que analisa apenas os estudos sobre os mercados e, deste modo, não cobre todos os temas da sociologia econômica. Mas como introdução à sociologia econômica dos mercados, a obra tem como mérito principal a exposição clara, didática e exaustiva deste assunto. Esta característica introdutória e didática fica clara ao longo das páginas nas quais encontramos destacadas e separadas do texto do livro enquanto tal, breves definições e explicações a respeito de questões, conceitos e correntes teóricas da economia e da sociologia, fazendo com que, assim, o livro seja acessível aos leitores sem conhecimento de uma ou de outra dessas duas ciências.
Enfim, é um livro interessante tanto para os leitores iniciados quanto para os não iniciados nos estudos sociológicos sobre os mercados.
Contudo, A Sociologia Econômica não é apenas um trabalho de apresentação de um campo ou tema do conhecimento sociológico, mas, também, uma interessante interpretação a respeito da sociologia econômica.
Nesta direção, o principal objetivo de Steiner é mostrar, através da exposição
* Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), colaborador do Grupo de Estudos “Trabalho na Sociedade Contemporânea” (www.ufrgs.br/ppgsocio), estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação de Sociologia da UFRGS e bolsista CNPq. lucas.ra@terra.com.br. Brasil.
SOCIOLOGIAS
341
Sociologias, Porto Alegre,