O outro lado do poder
Claude Steiner filho de pais austríacos nasceu em 1935, em Paris, França. Sua família deixou a França em 1939 logo antes da invasão nazista a este país, e foi buscar uma vida nova no México.
Em 1952 Steiner foi para os Estados Unidos estudar engenharia. No entanto ele guinou para as ciências humanas e em 1957 ele conheceu e se tornou um seguidor de Eric Berne, psiquiatra e fundador da escola de análise transacional de psicoterapia (Teoria Pai-Adulto-Criança). Em 1965 obteve um Ph.D. em psicologia clínica na Universidade de Michigan. Ele é membro fundador e membro docente da Associação Internacional de Análise Transacional.
Claude Steiner tem escrito muito sobre a análise transacional. Seus escritos se concentraram principalmente em scripts de vida, alcoolismo, "alfabetização emocional", e jogos de poder interpessoais.
Steiner tem sido ativo em causas políticas. Opôs-se ao papel dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã da década de 1960 e tem sido um crítico das políticas e ações norte-americana que envolvem a América Latina.
Dr. Claude Steiner.
Resenha Crítica
O livro de Claude Steiner aborda a relação de poder e seus jogos de uma forma bastante empírica. O conteúdo psicológico do texto junto com a exposição de diversos exemplos comportamentais ilustram brilhantemente o tema “jogo do poder”. “O outro lado do poder” possui um traço político-social bastante marcante, abordando a luta pelo poder em relações conjugais, sociais e profissionais.
O livro não possui muitas características técnicas da administração apesar de Steiner exemplificar com muita clareza exemplos do cotidiano empresarial.
Inicialmente o autor expõe exemplificadamente o caso de um casal jovem (Joan e Mark), que possuem alguns problemas conjugais. No geral Mark tenta a todo custo manipular sua esposa Joan para conseguir o que ele quer (no caso ele quer fazer mais sexo com ela). Em paralelo a sua vida conjugal com Joan, Mark é vítima de jogos de poder também na empresa, quando