Trabalho de sociologia - Redes sociais e “comunidades de rede”
As redes sociais são grupos ou espaços específicos na Internet, que permitem partilhar dados e informações, sendo estas de caráter geral ou específico, das mais diversas formas (textos, arquivos, imagens fotos, vídeos, etc.).
1. Com elas você pode conversar e compartilhar arquivos com qualquer pessoa que também possua acesso às redes sociais, independente do lugar onde ela estar
Hoje as Redes sociais são responsáveis por cerca de 60% do tráfego na internet brasileira e é uma das principais formas de representação dos relacionamentos pessoais ou profissionais.
Os pontos positivos
Com o surgimento de tantas e tantas redes sociais, ficou mais fácil ter contato com pessoas que estão distante de nós, aqueles que vimos a bom tempo atrás. De alguns poucos anos para cá, surgiram mais novas redes sociais, cada uma com alguns recursos adicionais mais intuitivos.
Entre os impactos positivos das redes sociais, pode-se destacar que os relacionamentos virtuais podem ajudar adolescentes introvertidos a aprender como se socializar. Além disso, as redes sociais podem fornecer ferramentas de ensino mais atraentes, capazes de promover o engajamento de jovens estudantes.
Os pontos negativos
As pessoas criam perfis nessas contas, mas aproveitam-se delas para inserir comentários sujos e atitudes preconceituosas, ferindo outros usuários. Sem contar também que se nós temos as nossas contas, não podemos determinar o que desejamos receber. Esses são pontos negativos, que também devem ser observados. Outro problema que está acontecendo é que os internautas estão divulgando assuntos particulares de suas vidas, coisas que não convém e assim, muitos outros, mal intencionados se aproveitam da situação.
Os hábitos dos adolescentes nas redes sociais foram estudados e revelados pela pesquisa Pew Research Center, nos EUA. Uma das constatações foi que existe muita animosidade e até bullying na vida online dos jovens.
Entre os entrevistados, 41% admitiram ter tido ao