Sociologia Organizacional
Parte superior do formulário
◄ Atividade anterior
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Próxima atividade ►
Parte inferior do formulário
Você está aqui
NAVED - SJT / ► SO-1402 / ► Recursos / ► A Globalização e a função social do Estado Globalização
A Globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, política e cultural, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos encontram-se saturados.
O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir negócios até então restritos ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência, o aumento acirrado da concorrência.
A globalização e a função social do Estado
O processo de globalização que está em curso provoca profundas mudanças em vários setores da sociedade em um movimento acelerado de reorganização e reordenação social, cultural e institucional, subordinado, em linhas gerais, à economia.
Um dos maiores desafios a ser enfrentado nesse processo está na identificação do papel a ser desenvolvido pelo Estado-nação, pois