O que é CIM
É um sistema que envolve todas as etapas da produção, desde a concepção inicial do produto até sua inspeção, com a aplicação de programas que integram o projeto do produto e a sua manufatura, oferecendo flexibilidade, integração de dados e apoio durante o ciclo de vida do produto. Para tanto, é necessário gerar, processar e compartilhar informações em todas as etapas por meio de ferramentas computacionais, de forma a gerar e integrar os dados de todas as fases do desenvolvimento e manufatura do produto.
A CIM é obtida pela aplicação de ferramentas computacionais na automoção de todo o sistema de manufatura, permitindo a partir da informação, da computação e da automoção a integração de todas as atividades de produção de uma empresa.
OBJETIVOS
Ajudar no desenvolvimento de novos produtos, no aumento da qualidade e produtividade, na diminuição dos custos e nos prazos de entrega, resultando em um melhor desempenho operacional das organizações.
A aplicação do CIM é gradual, buscando reduzir os custos operacionais de uma planta e permitindo um melhor desempenho dos padrões produtivos.
CIM tem como objetivo a integração e otimização de todos os setores de produção através de sistemas de informação, computação, controle de produção e automação.
CIM
Essa integração ocorre por meio de uma rede de comunicação e de um software de gerenciamento com o objetivo de melhorar a eficiência organizacional, pessoal e produtiva.
Essa integração se torna possível através de diversas ferramentas computacionais que são utilizadas em conjunto por meio de uma constante troca de informação.
Uma peça fundamental para a implantação e sucesso do sistema CIM é o banco de dados.
Uma vez que, uma mudança no processo já seja conhecida, caso essa seja solicitada novamente, todas as informações necessárias estão à disposição dos operadores para as devidas atitudes à serem tomadas.
A arquitetura CIM é complexa. Sua implantação nas empresas só é possível após todo um planejamento de