APRESENTAÇÃO DO MICROSCÓPIO ÓPTICO
1. INTRODUÇÃO.
Microscópio Óptico (MO) pode ser conceituado como um instrumento que produz imagens ampliadas de objetos que não podem ser vistos a olho nu. O microscópio é um instrumento muito importante para as pesquisas científicas, principalmente biológicas, pois há um grande número de espécies de seres vivos extremamente pequenos que só podem ser estudados com o auxílio deste instrumento. Além disso, mesmo os organismos macroscópicos são compostos por unidades geralmente microscópicas (células), cujo estudo é imprescindível para a compreensão de inúmeros fenômenos vitais.
2. OBJETIVOS:
Compreender o procedimento básico do estudo citológico a partir da prática microscópica, aprendendo a usar o microscópio cuidadosamente para que não haja danos ao aparelho e buscando a melhor qualidade possível das imagens obtidas.
3. PARTES DO MICROSCÓPIO.
O microscópio óptico, o tipo mais comum de microscópio, contém partes com funções específicas, são elas: uma parte mecânica, que suporta e permite controlar e por uma parte óptica, que amplia as imagens.
3.1 MECÂNICAS:
a) PÉ ou BASE: é o suporte do microscópio, peça que apoia todas as outras.
b) BRAÇO ou COLUNA: peça que liga o pé à parte superior do microscópio. Sustenta o tubo do microscópio, onde se encontram as lentes.
c) PLATINA ou MESA: peça de apoio da lâmina contendo o material para estudo. O centro possui um orifício para a passagem da luz.
d) PRESILHAS ou PORTA-LÂMINA: Local onde a lâmina se prende sobre a platina.
e) TUBO ou CANHÃO: parte superior do microscópio composta por uma peça semiesférica ligada a um tubo oco. Internamente, abriga um prisma e sustenta as lentes objetivas e oculares.
f) BOTÃO MACROMÉTRICO: localiza-se em ambos os lados da coluna e serve para ajustar o foco. Permitem grandes avanços ou recuos da platina em relação à objetiva.
g) BOTÃO MICROMÉTRICO: localiza-se em ambos os lados da coluna encaixados sobre o botão macrométrico. Ajusta o foco