Relat Rio Aula 01
Nome da Disciplina: Fundamentos de Diversidade Biológica e Protistas
Professor: Sérgio
Aluno(a): Larissa Macedo Pinto
Turma: AC
Relatório: Aula Prática 01 – Introdução à Microscopia Óptica (12/03/2015)
Introdução
Nesta aula prática serão tratadas as funções e os métodos de utilização do microscópio e seus diferentes modelos.
O microscópio é um instrumento de ótica com função de ampliação de objetos que, em sua grande maioria, não podem ser vistos a olho nu, ou seja, ele amplia o poder de resolução do olho humano. O microscópio óptico possibilitou o descobrimento das células e a apresentação da teoria de que todos os seres vivos são constituídos por elas. Com a criação dos microscópios eletrônicos, que possuem grande poder de resolução, foram observados detalhes da estrutura celular que não poderiam ser vistos através do microscópio óptico.
Pode-se perceber assim que os conhecimentos sobre as células, os tecidos e partes dos seres vivos em geral caminham juntos com a modernização e o aperfeiçoamento tecnológico dos métodos de investigação e estudo.
Microscópio Óptico
O microscópio óptico recebe esse nome porque valoriza a presença dos componentes que geram e ampliam as imagens. Também pode ser chamado de microscópio composto por sua coletividade de componentes, que são integrados parar gerar a ampliação dessas imagens.
O que determina a riqueza de detalhes da imagem fornecida por um sistema óptico é o seu limite de resolução e não o seu poder de aumentar o tamanho dos objetos.
O microscópio óptico é composto de uma parte mecânica e outra parte óptica.
Parte Mecânica:
Tubo ou canhão: peça tubular que mantém as oculares e objetivas separadas por uma distância ótima, permite que os observadores vejam o material de posições mais cômodas, o que pode ser útil na análise de seres que se movimentam com rapidez.
Braço ou coluna: serve para transportar o microscópio e serve de suporte aos outros elementos.
Revólver ou