Relat Rio Da Aula Pr Tica 01
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA DA NUTRIÇÃO NAÍDE TEODÓSIO
DISCIPLINA: INTERAÇÃO FISIOLÓGICA ALIMENTO MEDICAMENTO
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA – INFLUÊNCIA DAS VIAS DE ADMINISTRAÇÃO SOBRE A AÇÃO DAS DROGAS
Profª.: Maria Surama Pereira
Edvaldo Vieira
Fábio Vasconcelos
Gabriella Souza
Karolina Silva
Maria Manuela Zovka de Lira
Recife/PE
2015
1 INTRODUÇÃO
O processo de absorção tem por objetivo transferir o fármaco do local onde é administrado para os fluidos circulantes, representados especialmente pelo sangue. Normalmente existem algumas opções de vias pelas quais um agente terapêutico pode ser administrado e, por isso, o conhecimento das vantagens e desvantagens das diferentes vias de administração é fundamental (BRUNTON, 2007).
Vários fatores podem interferir na eficácia de um fármaco, e dentre elas uma das mais importante é a via de administração, que está diretamente relacionada com a taxa de absorção do fármaco. Existem várias opções de vias pelas quais um agente terapêutico pode ser administrado e, por esta razão, o conhecimento das vantagens e desvantagens das diferentes vias de administração é fundamental para se obter a melhor biodisponibilidade possível para um determinado fármaco (BRUNTON, 2007).
A importância deste processo de absorção está, essencialmente, na determinação do período entre a administração do fármaco e o aparecimento do efeito farmacológico (tempo de latência), bem como na determinação das doses e escolha da via de administração do medicamento (BRUNTON, 2007).
São muitas as vias de administração dos medicamentos e por isso na sua preparação deve ser considerada a via a que se destina e a finalidade que dele se pretende. Há numerosos fatores a considerar para que um dado medicamento origine a resposta terapêutica que dele se pretende. A adequada formulação e a escolha da via de administração são, porém, os fatores dominantes (PRISTA, 1995).