Metologia do pre projeto
As formigas serão coletadas com pinça de ponta fina esterilizadas e acondicionadas em sacos plásticos esterilizados e etiquetados de acordo com o local da coleta. As formigas serão imersas em caldo BHI, permanecendo por 24 horas para a analise inicial da presença de cultura positiva e prosseguimento da identificação. Após a amostra de o caldo BHI turvar, o semeio será procedido em ágar Mac Conckey, onde identificarão colônias sugestivas para E.coli e Klebsiella. O semeio em ágar Salmonella Shigella poderá mostrar um resultado para a espécie Salmonella. Logo após passaremos para á semeadura em ágar sangue, onde identificaríamos colônias sugestivas para as espécies Enterococcus, Aeromonas e Staphylococcus. O ágar PCA será utilizado como estimativa quantitativa do crescimento bacteriano; o ágar Cled utilizado para selecionar fermentadores de lactose e coloração de gram para ajudar na identificação; provas bioquímicas serão realizadas para concluir o diagnostico: lctose, glicose, H2S, uréase, L-TDª, motilidade indol, lisina, oxidase e citrato de Simmons, sensíveis para a identificação de bactérias.
A determinação da resistência ou sensibilidade será realizada utilizando-se discos de antibióticos de concentração estabelecida, através da diluição da amostra nas concentrações de 101 a 107 e inoculação das amostras em ágar Mueller Hinton, recomendado pelo National Comittee for Clinical laboratory Standarts. Os pontos de corte dos halos de sensibilidade e resistência serão aqueles publicados pelo National Comittee for Clinical Laboratory
. Os pontos de corte dos halos de sensibilidade e resistência foram aqueles publicados pelo National Comittee for Clinical Laboratory (10)