Relat Rio Aula 01
I. Objetivos
Avaliar a precisão de materiais volumétricos utilizando a densidade da água pura como padrão.
Determinar a densidade de substâncias.
II. Introdução Teórica
Densidade é a massa por unidade de volume de uma substância, e existe para determinar a quantidade de matéria que está presente em uma determinada unidade de volume. Quando, por exemplo, se diz que o chumbo possui maior densidade do que o alumínio significa que, num dado volume de chumbo há mais matéria que em uma mesma quantidade de alumínio.
Matematicamente, a expressão usada para calcular a densidade é representada por:
A unidade de densidade no SI é o quilograma por metro cúbico (kg/m3), embora as unidades mais utilizadas sejam o grama por centímetro cúbico (g/cm3) ou o grama por mililitro (g/mL). Para gases, costuma ser expressa em gramas por litro (g/L).
Estudando a expressão apresentada, observa-se que a densidade de cada material depende do volume por ele ocupado. E o volume é uma grandeza física que varia com a temperatura e a pressão. Isso significa que, consequentemente, a densidade também dependerá da temperatura e da pressão do material. Um exemplo que nos mostra isso é a água. Quando a água está sob a temperatura de aproximadamente 4ºC e sob pressão ao nível do mar, que é igual a 1,0 atm, a sua densidade é igual a 1,0 g/cm3. No entanto, no estado sólido, isto é, em temperaturas abaixo de 0ºC, ao nível do mar, a sua densidade mudará – ela diminuirá para 0,92 g/cm3.
III. Materiais e Reagentes
Balança de precisão SHIMADZUAY220
3 béqueres de 50 mL
1 proveta de 100 mL
1 proveta de 50 mL
1 pipeta volumétrica de 10 mL com pêra de borracha
1 pipeta graduada de 10 mL
1 pipeta Pasteur
Solução de salmoura a 20%
Corpo de chumbo
Corpo de borracha
Água deionizada
IV. Procedimento Experimental
IV.1Determinação da precisão de materiais volumétricos a