Sociologia organizacional
Marianne Cardoso dos Santos
O artigo Sociologia Organizacional: aspectos relevantes da organização burocrática e seus contextos institucionais, do professor Enilton Ferreira Rocha, faz um levantamento sobre os principais aspectos que norteiam o impacto da organização burocrática e seus contextos institucionais, considerando o ponto de vista sociológico.
O artigo é dividido em setes subtítulos, conceituando primeiramente o que é sociologia organizacional, e logo após apresentando a visão burocrática de Max Weber, acentuando os pontos positivos da teoria elaborada por ele, pois esta trouxe para sociedade moderna, a possibilidade de compreender e utilizar os conceitos da eficiência e eficácia nos processos administrativos empresariais. No entanto, aborda também alguns pontos negativos na visão de MERTON(1970) e CHIAVENATO (2003), os quais destacam que não existe uma organização completamente racional,e que tal teoria pode gerar um apego indevido as regras e regulamentos, gerando um excesso de formalismo que pode dificultar o relacionamento com o publico e clientes da empresa.
No segundo subtítulo é abordada a questão das relações interpessoal e intrapessoal, e como essas são de vital importância para a organização estrutural de uma empresa, pois quanto mais um indivíduo estiver seguro em relação a sua essência como ser humano, melhor ele se relacionará com o coletivo.
No subtítulo intitulado de a compreensão dos problemas organizacionais, é mostrado que houve um aumento das dificuldades e problemas advindos das novas estruturas organizacionais, decorrentes da formação da nova sociedade, a sociedade da informação. Aborda ainda, que para manter a qualidade de produção as empresas precisam estar em permanente atualização.
O autor apresenta também no quarto subtítulo a importância da