Sociologia do direito
R: É que tudo flui, nada permanece do mesmo jeito, a natureza muda, assim como um rio que com as suas águas correntes passam em nós numa velocidade, num movimento, por isso não tomamos banho na mesma água, assim também são todas as coisas, nunca permanecem o mesmo. 2. Quem foram os sofistas e qual sua importância para a filosofia?
R: Foram eles; Protágoras, Sócrates, Górgias, Hípias, Pródico, Antífon, Crítias, Lícofon, Trasímaco. Os Sofismas ensinavam as pessoas a questionarem, eles mudam o enfoque da filosofia, acrescentam á filosofia, o refletir também sobre o ser humano e as relações que as pessoas estabelecem entre elas. 3. Qual o significado da frase de Protágoras: O homem é a medida de todas as coisas?
R: Significa que somos o que construímos, ou seja, o mundo é aquilo que o homem constrói ou destrói, isto é, tudo que há no mundo também, todas as coisas.
4. Comente o significado de Sócrates: a primeira virtude do sábio é adquirir consciência de sua ignorância.
R: É que, quando admitimos não sabermos tudo, temos humildade para ouvir, essa é a primeira virtude do sábio. 5. Explique a diferença entre opinião (doxa) e conhecimento autêntico (episteme), segundo Platão;
R: Opinião é aquilo que nossos sentidos captam. Para buscar a verdade real, o conhecimento autêntico, é necessário ultrapassar os limites do sensorial e chegar à mente onde se encontram as verdades eternas.
6. Qual o significado do mito da caverna para Platão?
R: É que as pessoas observam apenas parte das coisas, ou sombras das verdades que somente podem ser acessadas pela razão. Para isso entende-se que o método dialético deve ser empregado para a busca da verdade.
7. O que é a justiça segundo Platão?
R: Era a retribuição. A busca da verdade implica no sacrifício dos desejos do corpo.
8. Qual a explicação de Aristóteles para a mudança da natureza?