socioeconomicos
1 – Qual é a relação que podemos estabelecer entre a imagem nº1 e a imagem nº2 ?
É uma tendência do ser humano procurar melhores condições de vida para se e seus familiares, com melhores condições de vida do Sudeste, houve grande migração de pessoas de todo o Brasil para o Rio e São Paulo, como mostra as duas imagens.
Quase 26 milhões de brasileiros, segundo o último censo populacional, de 1981 a 1991,mudaram pelo menos uma vez de cidade nos anos 80. Entre eles, 11 milhões deixaram seus estados.Com o (IDH), bem menor o Norte e Nordeste foi as regiões que mais cedeu Migrantes para o Sudeste.
2 – Através da leitura da apostila e/ou de uma pesquisa prévia, procure explicar as modificações ocorridas nos três mapas da imagem nº 2.
O Brasil é uma nação urbana que se transformou gradativamente, concentrando cada vez mais pessoas nas áreas urbanas, graças a uma movimentação migratória intensa.
O exemplo mais clássico é São Paulo, que, ainda aprendendo a conviver com seus migrantes, foi construída com eles. São Paulo continua a ser o Estado que mais recebeu migrantes na última década. Mas, ao mesmo tempo, foi o que mais perdeu.
Entre os que deixaram o estado, destacam- se aqueles que voltaram para seu local de origem - a chamada migração de retorno. Dentro do Estado, o movimento também mudou. A Grande São Paulo continuou a receber milhares de pessoas, mas a saída aumentou muito. Em todas as “trocas” com as principais regiões do Brasil, que hoje exerce funções de absorção de pessoas de várias etnias, a Grande São Paulo teve saldo negativo.
O interior de São Paulo cresceu, urbanizou- se e amorteceu a chegada de migrantes à Capital. Está havendo uma redistribuição da população no país, o que não significa que a pobreza esteja se desconcentrando, mas não estão deslocando todos para a mesma região.