Aspectos socioeconomicos
Fazendo-se uma análise para constituição de perfis socioeconômicos do bairro Santa Tereza, podem ser identificadas homogeneidades, heterogeneidades, divergências e relevâncias, que serão abordadas a seguir. Para o estudo foram utilizados como base dados disponibilizados pelo site do IBGE, os mapas temáticos produzidos pelo grupo e as percepções espaciais registradas pelo grupo. Para uma análise mais objetiva foram considerados no estudo dados considerados relevantes para aspectos que se mostrassem mais característicos e indicativos para a discussão do perfil socioeconômico dos locais. A análise será feita com base no número das áreas censitárias definidas pelo IBGE, divisão a qual ocorre nos mapas temáticos, também baseados nos valores do censo do IBGE.
Caracterização da população
A partir dos mapas temáticos relativos ao percentual de idosos (Figura x) e percentual de crianças (Figura x) é possível constatar uma distribuição mais concentrada de crianças pelo bairro, porém a porcentagem de idosos também é relativamente alta. Por outro lado, ao fazer uma análise quantitativa, através da observação do mapa de pessoas residentes com 60 anos ou mais (Figura x) disponibilizado pelo IBGE, é possível constatar uma distribuição consideravelmente alta de idosos em algumas áreas censitárias, principalmente na parte central do bairro, enquanto a distribuição de crianças tem menor quantidade, e se concentra mais na área censitária relativa à Vila Dias (Figura xcrianças). Mostra-se que a menor porcentagem não quer dizer que há uma pequena parcela de idosos, afinal, há outros aspectos preponderantes. O bairro Santa Tereza é conhecido por ser considerado um dos mais tradicionais de Belo Horizonte, portanto é comum se observar nessas regiões um número relativamente maior de idosos.
Para a análise da distribuição da população do bairro deve ser observado o mapa temático de densidade demográfica (Figura x) . Neste se observa que há a predominância