Cenários socioeconômicos
Cenários Socioeconômicos
1) (5 pontos) Supor que a economia do país X apresentou os seguintes dados em um determinado ano:
Consumo das famílias (C)= $ 1000,00
Consumo dos Governo (G) = $ 700,00
Investimento (I) = $ 300,00
Exportações (X) = $ 200,00
Importações (M) = $ 100,00
Qual o PIB deste país no ano considerado? Justifique sua resposta explicitando o cálculo realizado.
R:
O Produto interno bruto é a soma de tudo que é produzido em nosso país, por isso contamos os Investimentos, exportações, consumo das Famílias do governo menos as importações.
Não podemos contar as importações, pois, não é um produto que teve origem em nosso país.
P = C + G + I + X - M
2100 = 1000,00 + 700,00 + 300,00 + 200,00 – 100,00
2) (5 pontos) Sabe-se que o PIB representa a produção de mercadorias e serviços realizada por uma determinada economia em um determinado período de tempo. Sabe-se também que esta variável não é apropriada para análises qualitativas. Neste sentido, o que podemos falar sobre o PIB per capita? E sobre o IDH? Por quê?
R: O PIB per capita é o PIB de um país dividido pelo número de habitantes do mesmo. O resultado obtido nos permite obter o valor que cada cidadão deste país receberia, caso a renda gerada fosse igualmente distribuída entre todos.
No cálculo do IDH, são incluídas medidas de educação (taxa de alfabetização de adultos e taxa de matrícula nos ensinos fundamental, médio e superior), de longevidade ou saúde (expectativa de vida) e de renda (PIB per capita). O valor deste indicador varia de 0 a 1, sendo que, quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento humano do país.
Ou Seja, um PIB per capita alto não significa que seus habitantes usufruam de uma qualidade de vida de mesmo nível. A concentração de renda é um dos principais fatores que contribuem para um IDH