Indicadores socioeconômicos
Terceiro exercício
1 - O que você entende por um Diagnóstico Socioeconômico?
O Diagnóstico socioeconômico configura-se em uma ferramenta importantíssima utilizada na elaboração de projetos para políticas públicas em geral e consiste na coleta de dados relativos à situação social de uma determinada população.
2 - Cite algum diagnóstico que você já tenha lido e mostre que aspectos socioeconômicos foram estudados nesse diagnóstico.
Já li sobre o diagnóstico da mortalidade infantil onde é estudada a taxa de mortalidade em menores de 01 ano de vida em um determinado período. Um aspecto importante é que houve uma redução da mortalidade infantil com a implantação de uma alimentação saudável e a intensificação dos serviços de saúde como vacinação, acompanhamento mensal das crianças pela equipe de PSF e a introdução da multimistura que é um composto nutritivo e ajuda no desenvolvimento alimentar da criança.
3 - De que forma um diagnóstico socioeconômico pode ser útil para seu município ou para o Estado da Paraíba?
A principal função de um diagnóstico socioeconômico é identificar os pontos de conflitos e as potencialidades na área em estudo, diante disso, é importante para todos os municípios e também para a Paraíba que através do diagnóstico pode-se elaborar uma política pública voltada para quem realmente esteja precisando de determinada obra, nesse sentido, cada município tem seu perfil, o qual difere de outros municípios, assim, na elaboração de projetos é preciso levar em conta o diagnóstico social de cada região.
4 – Quais devem ser as propriedades desejáveis para um indicador socioeconômico?
Podemos citar, de acordo com o livro da disciplina, a relevância, a validade e a confiabilidade, onde a relevância é uma das principais propriedades dos indicadores, pois é fundamental para a elaboração de diagnósticos socioeconômicos ou avaliação de programas sociais específicos.
A validade é uma propriedade desejável que se