indicadores socioeconomicos
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA À DISTÂNCIA
DISCIPLINA: INDICADORES SOCIOECONÔMICOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
PROFESSOR: THIAGO FERREIRA DIAS
ALUNA: JACIANA DE ARAÚJO MOURA LIMA
POLO: CURRAIS NOVOS/RN
ATIVIDADE
Um novo significado para o conceito de gestão dialoga com o espírito transformador que permeia o recente ciclo do desenvolvimento brasileiro. Nesse cenário surgem como ferramentas que subsidiam o planejamento governamental, especialmente no que concerne à avaliação e monitoramento das políticas e programas públicos, os indicadores socioeconômicos.
Na gestão pública, os indicadores são instrumentos que contribuem para identificar e medir aspectos relacionados a um determinado fenômeno decorrente da ação ou da omissão do Estado. A principal finalidade de um indicador é traduzir, de forma mensurável, um aspecto da realidade dada (situação social) ou construída (ação), de maneira a tornar operacional a sua observação e avaliação.
Em suma, indicadores são informações que permitem descrever, classificar, ordenar, comparar ou quantificar de maneira sistemática aspectos de uma realidade que atendam às necessidades dos tomadores de decisões. São ferramentas úteis para a gestão pública, tanto para revelar a situação atual das políticas, bem como para produzir subsídios que permitam acompanhar sua evolução. Por isso, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MP, por meio da Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos – SPI, apresentou o Guia Metodológico - Indicadores de Programas, que sugeriu aos órgãos e demais interessados uma síntese conceitual e uma metodologia de construção de indicadores de desempenho de Programas.
E, na elaboração do PPA (plano plurianual) 2012-2015, os indicadores foram pactuados com todos os atores envolvidos com os programas, por meio de oficinas. E, nesse processo, foram priorizados indicadores já existentes, gerados por