Socio historica
A ATENÇÃO
Sabemos que a atenção desempenha a função mais importante na vida do organismo. Essa função trata da organização do comportamento, com a criação de um determinado contexto, que prepara o homem para a percepção ou para a atividade.
Se não fosse pela função de um contexto, o homem não seria capaz de perceber em ordem alguma os estímulos provindos do meio ambiente, ou de distinguir os mais importantes entre eles.
O fenômeno da atenção pode ser observado desde a mais tenra infância.
A atenção natural é observada nas primeiras semanas de vida da criança e é provocada por alguns estímulos fortes. É bastante claro que um estimulo exterior forte > luz brilhante, ruído intenso, etc. organiza de maneira correspondente todo o comportamento da criança: A criança volta a cabeça para a fonte do estimulo, surge uma expressão especial de atenção e assim por diante. Ate nas crianças, mais novas o estado de fome provoca algumas reações especificas.
Ao invés de um estado indiferenciado, isto é, o estado intermediário entre o sono e a vigília surge alguns movimentos coordenados: A criança busca o seio da mãe, todos os movimentos periféricos recuam para segundo plano, todo o comportamento da criança se organiza de acordo com esse estimulo predominante.
Essa é a mais simples forma natural de atenção que geralmente é chamada de atenção instinto-reflexiva.
Esse tipo de atenção caracteriza-se por ser caráter não intencional, não evolutivo, qualquer estimulo forte e repentino atrai imediatamente a atenção da criança e reconstrói seu comportamento.
Nos estágios iniciais de desenvolvimento, cada forte estimulo podia organizar o comportamento introduzindo determinado contexto, enquanto nos estágios posteriores essa capacidade tem que ser estendida também aos estímulos mais pacos ,que podem ser biológicos ou socialmente importantes e que requerem uma cadeia de longo prazo de reações ordenadas.
As formas