Psicologia sócio-histórica
ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO
CURSO DE PSICOLOGIA
VANDERLEI SCHERER THOMAS
APONTAMENTOS SOBRE PSICOLOGIA SOCIAL, COMUNITÁRIA E SÓCIO-HISTÓRICA
Rio Branco Acre
2010
O acadêmico, durante sua formação, cumpre diversas atividades entre as quais a aplicação prática dos conhecimentos. Essa não é uma ação simples pois exige do discente conhecimento teórico, capacidade de interação com sua clientela e, sobretudo, condições de aliar a teoria e prática. Neste sentido, para embasar os trabalhos do estágio buscamos uma fundamentação teórica que orientou os trabalhos práticos e que apresentamos a seguir.
1 A Psicologia Social
A Psicologia Social, como área de pesquisa e conhecimento, surgiu no início do século XX, mas considerava os comportamentos humanos isolados do contexto social. No período que sucedeu a Segunda Guerra Mundial, mais especificamente na década de 1950, surgiu, dentro da Psicologia Social uma linha de pensamento um pouco mais avançada que, diante das circunstâncias históricas do pós-guerra, voltou seu olhar para as questões sociais. No entanto, esta Psicologia Social era baseada no método descritivo e procurava descrever os processos observáveis de interação social, integração, interdependência dos indivíduos e encontro social, atendendo, assim a anseios da sociedade norte-americana.
No entender de Bock (1999), esta abordagem:
É uma Psicologia Social que tem seu desenvolvimento comprometido com os objetivos da sociedade norte-americana do pós-guerra, que precisava de conhecimentos e de instrumentos que possibilitassem a intervenção na realidade, de forma a obter resultados imediatos, com a intenção de recuperar uma nação, garantindo o aumento da produtividade econômica.(...) É uma Psicologia Social que parte de uma noção estreita do social. Este é considerado apenas como a relação entre pessoas – a interação