Educação de jovens e adultos
Curso de Pedagogia a Distância
Disciplina de Abordagens Didática para Educação de Jovens e Adultos - EJA
Aluno(a): Patricia da Silva Batista RGM: 053.4636
Professoras: Elizabete Velter Borges & Terezinha Bazé de Lima
Aulas 1 – Educação de Jovens e Adultos: Conceito Histórico
EJA uma perspectiva educacional
A educação de jovens e adultos tem se revelado algo essencial, para aqueles que não puderam freqüentar a escola regular, porem foi os pensamentos e propostas de Paulo Freire para a alfabetização de adultos que inspirou os principais programas de alfabetização e educação popular.
Com o golpe militar os programas de alfabetização e educação foram considerados uma ameaça a sociedade sendo então reprimidos, a situação de analfabetismo no país era grave e com isso foram criadas campanhas em benefícios a alfabetização. Com o fim do Regime Militar as questões educacionais já não tinha mais sentido pedagógico, pois assumiu-se um caráter político, ocorrendo então a extinção da Fundação Educar e o principal apoio as iniciativas de Educação de Jovens e Adultos veio do Governo Federal.
Reclamando a consolidação e reformulações pedagógicas à educação de jovens e adultos que vem se mostrando necessárias em todo processo de ensino inúmeros projetos foram executados na área educacional tais como, PAI, ENEM, e ENADE.
Atualmente a educação de jovens e adultos objetiva proporcionar melhores condições de vida e a inserção desses educandos num mundo letrado, sendo que essa educação deve ser multicultural que desenvolva o conhecimento e a mistura de diversas culturas pois Paulo Freire acreditava que por meio do conhecimento essas pessoas poderiam ter autonomia própria, pois o professor tem que superar junto ao aluno as suas limitações pelo não saber e na medida da mediação deste professor o aluno aprende.
A educação deve buscar desenvolvimento da tomada de consciência e de atitudes críticas, fundamental para que o