psicologia socio-histórica
Departamento de Administração Disciplina: Psicologia 1
Prof. Paulo Fonseca Aluno:
RESUMO DE LEITURA
Texto:
BOCK, Ana Mercê Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA; Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia – 14ª edição – São Paulo: Saraiva, 2008.(Cap. 5).
PSICOLOGIA SOCIO-HISTÓRICA
O desenvolvimento do psiquismo no ser humano é central na Psicologia. Como pudemos nos tornar o que somos hoje? De onde surgem as capacidades humanas que apresentamos? São naturais? São históricas? Essas perguntas podem ser consideradas como norteadoras de uma psicologia que[...] surge para tornar-se uma alternativa na Psicologia atual (p.72).
A VISÃO DE FENÔMENO PSICOLÓGICO OU O OBJETO DA PSICOLOGIA
A Psicologia Sócio-Histórica tomo como base a Psicologia de Vygotsky e tem como meta a superação de algumas certezas que a Psicologia produziu desde Wundt. Vamos começar a apresentação dessa Psicologia Sócio-Histórica a partir dessas questões. O fenômeno psicológico [...] refere-se à experiência pessoal do sujeito. [...] Muitas maneiras de fazer referência a esse fenômeno foram surgindo com as diversas teorias, e para a concepção sócio-histórica, em todas as suas formas, a Psicologia caracterizou o fenômeno como algo abstrato e natural no ser humano (p.72). Explicando melhor as várias Psicologias[...] fizeram do fenômeno psicológico algo existente nos sujeitos independentemente de suas vivências.[...] O fenômeno psicológico já estaria dado, portanto em cada ser humano, não importando seu surgimento ou construção, mas sim seu desenvolvimento(p.72). A Psicologia Sócio-Histórica, [...]questionou essa certeza e quis pensar esse fenômeno como uma experiência pessoal que se constitui no coletivo e na cultura. Para os sócio-históricos a subjetividade não está