Sociedades de Crédito Imobiliário
DERICK PLATINY
DIEGO PEREIRA GOMES
EDMAR SIQUEIRA
JULIANA OLIVER
KEYLA CHRISTINA
LÍVIA MARINHO
GESTÃO ORÇAMENTÁRIA:
Sistema de Financiamento Habitacional
BRASÍLIA
2013
Introdução
Serão vistos através destes os Sistemas de Financiamento Habitacional onde estão incluídos nesse conjunto as Sociedades de Crédito Habitacional, Companhias Hipotecárias, Associações de Poupança e Empréstimo e Sociedade de Arrendamento Mercantil, Leasing.
Sociedades de credito imobiliário
As sociedades de crédito imobiliário criadas pela lei 4.380/64 são instituições financeiras constituídas sob a forma de sociedade anônima que tem como objetivo operações de financiamento habitacional, na maioria das vezes é voltado para o publico de maior renda. Integram o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE), estando assim obrigadas a seguir as normas e à fiscalização do Banco Central do Brasil.
Para obter os recursos são obtidos dois tipos de operações, as passivas e as ativas, sendo as passivas constituídas de depósitos de poupança, a emissão de letras e cédulas hipotecaria letras imobiliárias e depósitos interfinanceiros, nos termos da regulamentação em vigor. Já as ativas constituem-se de financiamento para construção de habitações, abertura de credito para compra ou construção habitacional, financiamento de capital de giro a empresas incorporadoras, produtoras e distribuidoras de material de construção.
Companhias hipotecárias
As companhias hipotecárias são tipos de instituições financeiras criadas em forma de sociedades anônimas, que tem como objetivo a concessão de financiamentos destinados à produção, reforma ou comercialização de imóveis tanto residenciais como comerciais, onde não se aplica as normas do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e para que possa funcionar