Tipos de Mercado de capitais
Companhias hipotecárias
Companhias hipotecárias são instituições financeiras formadas com característica de sociedade anônima. Essas entidades tem como operação especial a administração de créditos hipotecários de terceiros e de fundos de investimento imobiliários. Os seus objetivos são de caráter social como, conceder financiamentos reservados a produção, reforma ou comercialização de imóveis residenciais sendo que esses não possam se aplicar as normas do sistema financeiro de habitação (SFH).
Tem como operações passivas e ativas onde essas são representadas por letras hipotecarias, debêntures, empréstimos e financiamentos no país e no exterior.Já as operações ativas são os financiamentos imobiliários residenciais ou comerciais, aquisição de credito hipotecário, refinanciamento de credito imobiliário e repasses de recursos para financiamentos imobiliários.
Sociedade de crédito imobiliário
Existem as sociedades de crédito imobiliário que foram criadas com o intuito de operar no financiamento habitacional. São constituídas sob a forma de sociedade anônima e adotam a denominação social a expressão “crédito imobiliário”. Possui operações passivas como depósitos de poupança, emissão de letras e cédulas hipotecárias e depósitos interfinanceiros.Já as operações ativas são representadas pelos financiamentos para construção de habitações, abertura de crédito para a compra ou construção da casa própria, financiamento de capital de giro a empresas incorporadoras, produtoras e distribuidoras de material de construção.
Associações de poupança e empréstimo
As associações de poupança e empréstimo são formadas sob a forma de sociedade civil, e a propriedade e comum aos associados. As atividades ativas são direcionadas ao mercado imobiliário e ao sistema financeiro de habitação.
As operações passivas são constituídas de emissão de letras e cédulas de hipotecarias, depósitos de cadernetas de poupança, depósitos interfinanceiros