sociedades comerciais
Nas próximas paginas veremos o que é dissertação e como escrever um texto dissertativo, pois a todo instante nos deparamos com situações que exigem a exposição de idéias, argumentos e pontos de vista, muitas vezes precisamos expor aquilo que pensamos sobre determinado assunto. Em muitas situações somos induzidos a organizar nossos pensamentos e idéias e utilizar a linguagem para dissertar.
Bibliografia
http://www.infoescola.com/redacao/dissertacao/ http://www.brasilescola.com/redacao/dissertacao.htm http://www.winkipédia.com
Conclusão
A produção de textos dissertativos está ligada à capacidade argumentativa daquele que se dispõe a essa construção, essa atividade desenvolve o gosto de pensar e escrever o que pensa, de questionar o mundo, de procurar entender e transformar a realidade.
Além de ser o tipo de texto mais exigido em provas e concursos em todo o Brasil, também é um dos textos mais simples de se redigir, começando pela estrutura dele e finalizando pelo tipo de linguagem empregado.
É importante destacar que a obtenção de informações, referentes aos diversos assuntos, seja por intermédio da leitura, de conversas, de viagens, de experiências do dia e dia e dos mais variados veículos de informação pode sanar a carência de informações e consequentemente dar suporte ao produzir um texto que pode ser estudado e familiarizado com estudantes de diversos níveis.
Dissertação
Dissertar é, por meio da organização de palavras, frases e textos, apresentar idéias, desenvolver raciocínio, analisar contextos, dados e fatos. Neste momento temos a oportunidade de discutir, argumentar e defender o que pensamos utilizando-se da fundamentação, justificação, explicação, persuasão e de provas.
Para se elaborar um texto dissertativo é necessário adquirir algumas habilidades, tais como: O conhecimento do assunto a se abordar, a fim de aplicar precisão e certeza àquilo que está sendo escrito e posição crítica (pessoal) diante do assunto tema.