SOCIEDADES AGRAFAS
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
A Idade Média foi durante muito tempo analisada de uma forma pejorativa por muitos historiadores, recebendo inclusive o nome de "idade das trevas." Mas será que a idade média realmente foi a idade das trevas? Estudos posteriores desfazem essa teoria e mostram que esse período foi sim um período de muitos avanços, bem como a preservação da cultura Greco romana. Como no reinado de Carlos Magno que além de preservar obras do período clássico também reproduzir e transmitir todo esse conhecimento para o mundo ocidental posterior há seu tempo.
Estudar e compreender a Idade Média e analisar o seu imaginário é aceitar quem somos e ter uma visão de que esse período faz parte de uma transição, não apenas importante, mas sim fundamental para todos que posteriormente de uma forma ou de outra herdarão suas influências, seja cultural, social, política ou religiosa.
2 DESENVOLVIMENTO
Como entender e compreender um período tão distante do nosso, seja temporal ou espacial. Talvez esse problema seja mais fácil do que pensamos. Entender essa distância entre a Idade Média e o nosso tempo contemporâneo é o primeiro passo. O segundo passo é procurarmos no nosso dia-a-dia alguns fatores que façam uma ligação entre o nosso cotidiano e o do passado. Primeiro passo é sabermos que um período não se faz de uma simples data e hora marcada. Uma transição é lenta e se transforma aos poucos, de lugar para lugar, em pequenos processos, as vezes mais rápidas e as vezes mais demoradas. Feito esse momento de transição entre um período e outro, é preciso analisar, refletir e concluir todas as heranças que um período que se foi deixou para seus sucessores. Uma língua, uma técnica, uma cultura entre outras heranças, ao historiador esta fadada a árdua tarefa de fazer esse processo parecer cada