socialização nas crianças
Introdução
A socialização é um processo interactivo, necessário para o desenvolvimento, através do qual a criança satisfaz as suas necessidades e assimila a cultura ao mesmo tempo que, reciprocamente, a sociedade se perpetua e desenvolve. Este processo inicia-se com o nascimento e, embora sujeito a mudanças permanece ao longo de todo o ciclo vital.
Na nossa opinião a escola exerce um papel importante na consolidação no processo de socialização, processo esse que ocorre já no inicio da vida da criança, é na escola que a criança constrói parte da sua identidade de ser e pertencer ao mundo, nela adquirem-se os modelos de aprendizagem, a aquisição dos princípios éticos e morais da nossa sociedade, na escola depositam-se as expectativas, assim como dúvidas, inseguranças e perspectivas em relação ao futuro e às suas próprias potencialidades.
Portanto depois de uma pequena pesquisa sobre o tema escolhido, decidimos explicar a importância que a socialização tem na aprendizagem, os efeitos que este processo pode causar e o que pode trazer de prejudicial no crescimento e na adolescência de uma criança. Este projecto tem como base uma entrevista a um educador de infância, onde procuramos perceber quais são as principais problemáticas da falta de socialização de certas crianças dentro desse estabelecimento e quais os motivos, causas e efeitos que isso pode trazer dentro desse espaço de aprendizagem em que estão inseridas.
Índice
Introdução
Conceitos
O que é a socialização?
Tipos de socialização
A importância na socialização
A socialização relacionada com a aprendizagem da criança
Problemas derivados da falta de socialização
A socialização no desporto
A teoria de Vygostsky
Entrevista
Análise da entrevista
Análise Crítica
Conclusão
Bibliografia
Conceitos
Socialização primária: A Primary socialization occurs when a child learns the