papel da família na socialização da criança
RESUMO
O trabalho visa à aprovação no primeiro semestre do curso de Pedagogia, utilizando pesquisas de conteúdos da internet e livros, objetivando o estudo sobre o papel da família na socialização da criança. Este trabalho trouxe em si, definir socialização e família, reconhecer o importante papel da família e da escola e como esses dois agentes, trabalhando juntos, influenciam de uma maneira positiva na socialização; mostrar como os pais presentes são fundamentais para um bom desenvolvimento, apresentar como atualmente temos muitas diversidades na família e como isso influencia diretamente a criança. Pra finalizar, apresentar os efeitos positivos e negativos em que a televisão, o computador, a internet, a publicidade, as propagandas trazem ao cotidiano das pessoas, adolescentes e principalmente das crianças que sofrem os maiores efeitos, em que se não forem obsevados, podem ser negativos.
Palavras-chave: Criança, Família, Socialização.
1 INTRODUÇÃO
O objetivo geral desse trabalho esta em relatar como a família é muito importante na socialização da criança, sendo a base e o primeiro contato onde irá receber regras, crenças e valores adequados para a sociedade.
Algumas questões relativas a esse tema serão colocadas para maior conhecimento. O trabalho busca com esse tema, mostrar a definição de família e socialização, reconhecer a influência parental e fraterna no desenvolvimento da criança, apresentar as diversidades na família e apresentar os aspectos extrafamiliares que também influenciam no desenvolvimento da criança.
2 DEFINIÇÃO DE FAMILIA E SOCIALIZAÇÃO
Família é a base da sociedade, é formada por laços de sangue ou laços afetivos, e é nesse contexto que a criança aprende a se comunicar, aprendem valores e culturas. Família é “Conjunto de pai, mãe e filhos; pessoas de mesmo sangue; descendência; linguagem”. (BUENO,