Resenha do filme: Obrigado por fumar
Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos – IHAC
Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades
RESENHA DO FILME
“OBRIGADO POR FUMAR”, DE JASON REITMAN
Trabalho apresentado à disciplina Leitura e Produção de Texto em Português, ministrada pela professora Renata Spinola, discente Patrícia Anastácia de Souza.
Salvador
2011
Obrigado por fumar
Ao mostrar os dilemas de um defensor da indústria do cigarro, a comédia de Jason Reitman discute a ética do lobby norte-americano.
Filme produzido em 2005, cujo cenário é os EUA teve o roteiro adaptado do livro homônimo de Christopher Buckleys (1994), que procura mostrar como age um lobista da indústria do cigarro. Mas também satiriza as atitudes desesperadas do senado norte-americano para prejudicar os negócios bilionários das indústrias de tabaco. Nick Naylor(Aaron Eckhart) é o porta-voz e vice-presidente da Academia de Estudos do Tabaco - instituição que faz pesquisas de fachada para a indústria, que defende os interesses dos conglomerados de cigarros dos EUA. Naylor usa argumentações encontrando maneiras para defender o indefensável, sendo um verdadeiro mestre da retórica, da argumentação e do convencimento. Segundo o lobista, o motivo para a sua defesa incondicional ao cigarro baseia-se na necessidade de “pagar a hipoteca”. Aliando cinismo e sarcasmo, de forma fascinante, mas ao mesmo tempo assustador.
Contudo, Nick deixa de lado os princípios éticos manipulando as informações para fazer com que a sociedade, acredite que os males causados pelo cigarro são “menores”. Para conseguir tal convencimento social, ele usa a mídia: participa de programas de entrevistas, debates na TV, convence (indiretamente, por meio de “patrocínios”) produtores de Hollywood, para que o cigarro volte às telas dos cinemas com atores de peso como Brad Pitt e